Buscar
  • Luiz Fernando

Mel Cristalizado... É puro ou não?

Atualizado: 23 de jul. de 2021

O que você acha? Mel quando cristaliza (ou açucara) é puro ou não?

É puro! todo mel poderá cristalizar de acordo com sua composição e de algumas outras variáveis como, temperatura, umidade, florada e tempo de colheita.

Caso seu mel cristalize, você poderá aquecê-lo em banho-maria a uma temperatura de até 45ºC que ele voltará a ficar liquefeito, porem, recomendo utilizá-lo assim mesmo, por dois motivos: 1 - o aquecimento se não for bem controlado poderá eliminar o "segredo das abelhas", que são as enzimas utilizadas na "maturação" do mel 2 - Muitas empresas superaquecem o mel para evitar sua cristalização, isso acontece porque os consumidores não compram o mel cristalizado.

A composição do mel está muito ligada a flor que a abelha visitou para coletar o néctar para transformar em mel, e a relação glicose/frutose é o que mais influencia a cristalização de um mel, em conjunto com temperaturas mais baixas e umidade menor, características do inverno, por isso nessa época ocorrem mais cristalização dos potes de mel.

Na região Sul é muito comum o consumo do mel cristalizado, devido as baixas temperaturas; já nas regiões norte e nordeste, devido as temperaturas mais elevadas a cristalização do mel pode não ocorrer, aqui na loja, muitas pessoas dessas regiões chegam dizendo que foram criadas na roça, que colhiam mel pessoalmente e que o mel nunca açucarava... justamente por causa das altas temperaturas, e é difícil fazê-las entender que até mesmo o mel que elas colheram pode cristalizar, desde que levados para regiões mais frias....

O tipo de cristalização também varia de acordo com a florada, pode ser uma cristalização mais fina ou mais grossa.


Comparativo entre cristalização fina e grossa
cristalização fina cristalização grossa

Também já recebi cliente que veio à loja reclamar que o mel não é puro porque não cristalizou, por esse motivo anote a frase abaixo:

Todo mel poderá cristalizar, mas nem todo mel irá cristalizar.

Qualquer dúvida sobre o texto acima você pode nos ligar 19 3232-5050 ou enviar um zap 19 98174-7171.





30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo